top of page

BELISCAR E COÇAR, É SÓ COMEÇAR!

Seguir uma alimentação diferente daquela que estamos habituados não é fácil. Dentre os comportamentos mais comuns, está o hábito de abrir a geladeira e beliscar o que está pela frente.

Imagine a situação: você chega exausta (o) depois de um longo dia de trabalho. Pode até ter se saído bem durante o dia: comeu tudo certinho, está feliz... mas quando você chega em casa, tem aquela necessidade maluca de abrir a geladeira e dar uma beliscada. Depois, senta no sofá, tira os sapatos, liga a televisão, fica uns 5 minutos com o pensamento meio perdido, pega 'só mais dois biscoitinhos' e vai tomar um banho, após o banho vai preparar o seu jantar, beliscando novamente alguma coisinha que está por aí.


Esse ato de 'beliscar' assim que você chega em casa é um hábito - que nada mais é que um ciclo de deixa-rotina-recompensa.



Porém, como deixar de lado aquela maravilhosa sensação de abrir a geladeira e deixar sua mente vagar enquanto come alguns pedacinhos de queijo?

Reorganizar sua geladeira de uma maneira inteligente é a primeira solução.

Para não precisar mudar toda a 'decoração' da geladeira, o interessante é criar outros artifícios para driblar os beliscos.



O mais inteligente seria substituir o hábito de chegar em casa beliscando por outro. Uma vez que o ciclo do hábito se forma pela cadeia deixa - rotina - recompensa, a ideia é substituir a rotina e a recompensa por outras (já que a deixa é chegar em casa). Então deve-se pensar numa recompensa satisfatória, algo que satisfaça nosso corpo ou mente, nos deixe feliz. Depois, em como alcançar essa recompensa.


Se você é viciado em séries, substitua a ida a geladeira (rotina) por um episódio da série. Se você ama seu cachorro, substitua a geladeira por um passeio com ele. Se você gosta de meditar, substitua a geladeira por 15 minutos de meditação. Se você gosta de livros, substitua a geladeira por 1 capítulo do livro atual. Se você gosta de dormir, substitua a visita a geladeira por uma soneca de 30 minutos.

A outra ideia é deixar alimentos de boa qualidade nutricional para beliscar. Coloque os pacotes de biscoito e os potes de balinhas dentro dos armários, ou, de preferência, nem os compre.


E claro, a regra básica: pense antes de comer. Comer consciente, com atenção plena naquilo que está fazendo, é essencial. Se questione se aquilo realmente é capaz de matar sua fome, se não está exagerando e se esse alimento te ajuda nos seus objetivos.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page