top of page

Desculpas esfarrapadas para não emagrecer

Um dos principais inimigos do emagrecimento é a capacidade humana para criar desculpas. Elas são aquelas pequenas histórias que você pode vir a contar para você com o objetivo de justificar a sua suposta incapacidade de fazer algo ou o seu comportamento ou status atual. Em outras palavras, neste caso, falamos das desculpas que você dá para você mesmo a respeito de não estar conseguindo perder peso.

Na verdade, uma desculpa é uma tentativa de alívio da sua própria consciência. E se você está tentando aliviar a consciência, será que já não está se sentido culpado?


Usando uma desculpa, você acaba se eximindo de uma responsabilidade, justamente porque não quer se sentir mal. Você tira a culpa de si próprio e coloca como se isso estivesse fora do seu controle. E como ninguém assumiu a responsabilidade pelo problema, ele fica sem solução (emagrecer), e o ciclo vai se repetir, o que está longe de ser uma surpresa.


E sabe por que as desculpas são criadas? Aqui vão algumas razões que tendem a serem usadas. Você se identifica com alguma?


· Dar uma desculpa é fácil;

· Você não está conseguindo priorizar corretamente;

· Você está com muita coisa para fazer e com o tempo limitado;

· Você não sabe por onde começar;

· Você justifica que  amanhã é outro dia;

· Te falta comprometimento;

· Fazer outra coisa é mais prazeroso;

· Você gosta de recompensa imediata e é impaciente;

· Você não definiu objetivos fortes e concretos;

· No fundo, você não acredita que o benefício de uma ação compense o custo;

· Você apresenta atitude negativa em geral, a respeito de perder peso;

· Você prefere ser vítima das circunstâncias;

· Você acha que doenças relacionadas à obesidade nunca vão te pegar;

· Você vive feliz em negação;

· Você tem uma memória bem curta e esquece como se sentiu quando viu uma foto sua, bem acima do peso, ou quando aquela calça ficou apertada.

· Você põe a culpa em outras pessoas (marido, família, pais, amigos)


No momento em que você encontra uma desculpa para o seu fracasso, você tende a se apegar a ela, até que seja desafiada. Desta forma, a óbvia conclusão é que você vai precisar aprender a desafiar toda e qualquer desculpa que apareça na sua cabeça.


Porque se não o fizer, vai acabar entrando num estado de paralisia e conformismo com o fracasso. E adivinha? Não vai emagrecer.


Veja o exemplo abaixo:

“Ora, não consigo emagrecer porque tenho tendência a engordar”

Se você acreditar nisso e aceitar como desculpa, sua única opção lógica é conformar-se com sua sina. E provavelmente passar o resto dos seus dias vivendo essa insatisfação e a frustração.


Ou será que, se você não aceitar essa desculpa, há alternativas? Será que essa “tendência” significa que seu esforço apenas terá que ser maior do que uma pessoa que não tem?


O caminho não é fácil, e é capaz que, algum dia, você tente se justificar, mas é importante saber como eliminar cada desculpa, e não deixar que elas vençam.

É preciso assumir essa responsabilidade, sem mais! Pare de ser vítima das circunstâncias!


Está pronto para começar a quebrar suas desculpas esfarrapadas e tomar o controle do seu destino?


94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page