top of page

Atitude: Novas ideias no lugar das antigas

Tem gente que diz que é determinada, que vai até o fim, que nunca desiste...são essas mesmas pessoas que já fizeram um milhão de dietas e vivem no efeito sanfona. 

Quem é você de verdade? Será que você realmente vai até o  fim ou apenas ACHA que faz?

Quando a mente está condicionada, automaticamente envia os mesmos pensamentos sem parar. A menos que um novo pensamento intervenha, os antigos são reforçados.

Veja a seguir alguns pensamentos típicos ditados por uma imagem corporal insatisfatória, frustração e maus hábitos. Se você tem pensamentos assim, pare e substitua-os no momento em que surgirem. Repita o pensamento substituto muitas vezes até ele silenciar a mente. Se esse novo pensamento parecer desconfortável ou levantar certas emoções, acalme-se, feche os olhos e deixe essa reação passar. Não lute, apenas observe o que está acontecendo. Quando se sentir centrado de novo, repita o novo pensamento uma vez mais.


Pensamento antigo: Fiz isso comigo. A culpa é minha. Pensamento novo: O que importa saber quem é o culpado? Culpar não é saudável – quero concentrar todas as minhas energias na solução.


Pensamento antigo: Sou fraco e feio. Não presto pra nada. Pensamento novo: Sou forte; não preciso me comparar com os outros; não se trata de prestar ou não prestar para alguma coisa. Até as estrelas de cinema ganham peso, portanto, não se trata de feiura.


Pensamento antigo: Não sirvo pra nada. Olha só quantas vezes fracassei. Pensamento novo: Antes eu não sabia o que sei agora. A longo prazo, fazer regimes nunca foi a estratégia correta. Vou fazer da minha história uma história de sucesso. Se algo não der muito certo, tudo bem. Estou aprendendo.


Pensamento antigo: Só estou me enganando. Olhe para mim. Nada vai funcionar. Pensamento novo: Não preciso ficar olhando toda hora para o meu corpo. Posso encarar a minha nova história e ver os progressos. O meu corpo vai acompanhá-la. Neste momento, vou procurar algo que eu goste mais de fazer do que ficar com pena de mim mesmo. Pensamento antigo: Não tenho tempo nem energia para tentar perder peso. Pensamento novo: Para ser sincero, penso no meu peso o tempo todo. Se eu parar de ser obsessivo, restará muito tempo para mudar a minha história. Tenho energia de sobra para fazer o que realmente gosto, e, neste momento, mudar a minha história é o que realmente quero.




Observe que você está simplesmente substituindo o negativo pelo positivo. Isso vai funcionar por algum tempo, mas num determinado ponto você perde a motivação – a negatividade é ativada cada vez que você se olha no espelho ou vê outras pessoas fazendo coisas que não pode fazer. Essa atitude oferece razões para que seu cérebro mude. Se você continua alimentando-a com novos pensamentos que trazem soluções racionais,esses novos pensamentos vão começar a ficar gravados como “a sua maneira de fazer as coisas”. Trata -se de mudar a sua percepção. Hoje, gaste um tempinho do seu dia para rever o seu estado emocional. Dê uma nota de 1 a 5 para cada elemento da consciência de perda de peso, levando em consideração a legenda a seguir:


5. Obstáculo superado – estou orgulhoso do ponto ao qual cheguei.

4. Estou indo bem.

3. Preciso prestar mais atenção.

2. Eu falhei – preciso me concentrar pra valer.

1. Ih, esqueci completamente.

Elementos da consciência de perda de peso:

  • Não lutando contra você mesmo.

  • Ignorando a contagem de calorias.

  • Abandonando os alimentos dietéticos.

  • Consumindo alimentos naturais.

  • Sabendo se está mesmo com fome.

  • Recuperando o equilíbrio mental quando for importante.

  • Lidando com as coisas que tiram você do sério.

  • Concentrando-se no peso ideal desejado.

  • Satisfazendo-se sem comer em excesso.

Atente para o aspecto que você precisa trabalhar mais e pense nele em algum momento do seu dia.O objetivo é apenas relembrar. Com a repetição, isso se transforma numa ferramenta poderosa para treinar a sua mente. Ao mesmo tempo, reconheça os aspectos em que está se saindo bem. Valorize seus avanços.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page